Introdução

A APROPESCA Organização de Produtores de Pesca Artesanal OP nasceu no dia 31 de Dezembro de 1985, pelas mãos dos mestres José Rodrigues Pereira, José Leite e Lázaro Miranda Arteiro, na cidade da Póvoa de Varzim, com a missão de defender os interesses dos armadores da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
Mas esta missão não se inicia do nada ou nesta data, pois que a Apropesca é a continuação da voz ativa que a pesca sempre teve na nossa cidade da Póvoa de Varzim.

Nos idos tempos de 1918 começa a desenhar-se uma associação que pretende dar a cara pelos pescadores da Póvoa de Varzim, uma das maiores comunidades piscatória do nosso país e é criada a Associação Marítima dos Poveiros, sendo lhe reconhecida a importância de esta classe ter os seus direitos defendidos junto do nosso Estado.

É pois impossível separar a história da Póvoa de Varzim dos pescadores, do seu porto de pesca e das atividades relacionadas com a pesca, pois aqui existe uma das maiores colónias piscatórias do país com peso reconhecido na economia da cidade desde os primórdios da nacionalidade.


Na evolução deste movimento associativo, anos mais tarde a Associação Marítima dos Poveiros deu origem à ANAPA – Associação Nacional dos Armadores da Pesca Artesanal e que ora todos os esforços se congregam na nossa Apropesca OP.

A Apropesca OP é atualmente uma organização de produtores que se demarca pela sua representatividade do Porto de Pesca da Póvoa de Varzim, mas igualmente por ser uma das poucas associações de armadores nacionais que reúne mais do que uma arte de pesca na mesma OP, podemos assim ver reunidas as defesas dos melhores interesses na pesca artesanal ou polivalente, na pesca do cerco e na pesca do arrasto de vara.

Somos atualmente uma OP que se demarca pela sua representatividade do Porto de Pesca da Póvoa de Varzim